quinta-feira, 23 de maio de 2013

Na Mesa com o Bobo esse final de semana!



     Convidamos todos a experimentarem um pouco do gosto do nosso banquete de delírios, fantasmas e bobos. Apresentamos neste final de semana (dia 26 - domingo) o experimento "Na mesa com o bobo", no Espaço Gira Dança (Rua Frei Miguelino, nº 100, Ribeira), às 19 horas!


     O experimento nasceu quando a Bololô foi convidada pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare a participar do projeto Jovens Escribas em Cena, parceria entre o coletivo de escritores Jovens Escribas e os Clowns. O experimento foi construído a partir do texto Yorrick, do escritor Márcio Benjamim.  



     O que pode um bobo triste? Dançar, cantar, contar a mais absurda das piadas? Quem leva a sério as palavras de um bobo? Quem leva a sério as previsões de um louco? Talvez nos tenhamos compadecido com Yorrick, porque, às vezes, partilhamos da sua tragédia, do seu silêncio, da sua impotência. Porque, às vezes, temos de rir quando queremos chorar. Porque fingimos e inventamos. Porque abdicamos da nossa verdade em favor da mentira alheia. Por um milhão de outras razões. Yorrick é o bobo mais bobo.  Quando criança, Hamlet montava em suas costas e o fazia trotar como um cavalo. Quando adulto, Hamlet vê fantasmas e profere o famoso “ser ou não ser?”, esquecido do seu bobo da infância. Dele só se lembra ao se deparar com sua cova aberta. Yorrick, obviamente, não é mais. Então entramos nós, a imaginação e a loucura do teatro, que o revive e empresta a ele um pouco da nossa própria voz. Yorrick, portanto, é. Passa a ser. Somos juntos.
     Nós, atores, criadores, loucos também, agradecemo-lo pela existência.
     Arlindo, Luana, Paulinha e Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário