segunda-feira, 12 de maio de 2014

Treinamento pra quê te quero!

      Semana passada postamos na nossa fan page no facebook (não curtiu ainda? Curte agora!) uma foto de um dos nossos treinamentos, uma aula de yoga conduzida pela atriz Luana Menezes (que tem formação básica em Hatha Yoga). Muitas pessoas se mostraram interessadas e até mesmo surpresas com o fato de aulas de Yoga integrarem nossa rotina de trabalho, sem entender direito o porquê de precisarmos disso. Muita gente não faz ideia de como é a rotina de trabalho de um grupo de teatro profissional e não sabe que, além de todas as funções administrativas do grupo e da sede do grupo (o espaço cultural A.Bo.Ca. Espaço de Teatros), além de escrever projetos e outras mil funções de produção, além dos próprios ensaios, dedicamos uma parte do nosso tempo ao treinamento

Hatha Yoga

        Sim, artistas da cena treinam. Atuar requer preparação, ensaio, trabalho. Há quem ainda pense que basta "decorar" o texto e falar, entretanto, atuação, especialmente para teatro, demanda muito mais que isso. 
        A Bololô já teve contato com vários métodos de preparação e treinamento, alguns são específicos para a atuação (como Pré-Expressivo e Rasaboxes), ou mesmo para a dança (Contato Improvisação, Dança Contemporânea), e outros, como a Yoga, são treinamentos paralelos, mas que acreditamos serem de grande valia para o enriquecimento do ator. 

Luana na Oficina de Rasaboxes ministrada por Michele Minnick


Luana e Silbat numa aula de Contato Improvisação conduzida por Cláudio Dias (Cia. Luna Lunera/MG)

Arlindo e Silbat na aula de Contato Improvisação
          E afinal, qual a importância do treinamento? O treinamento atua tanto num nível puramente físico quanto emocional e psíquico. Prepara o aparato físico do ator/da atriz e amplia sua autoconsciência e suas possibilidades corporais, expandindo, por conseguinte, suas potencialidades criativas. A partir do treino contínuo, o ator/a atriz vai reconhecendo seus limites e horizontes, suas tensões e hábitos, suas válvulas e acometimentos, e gradualmente aprendendo como utilizar tudo isto ao seu favor, como modificar suas qualidades de energia, aprendendo a lidar com os pontos de liberação da mesma.
         Atualmente, estamos mantendo em nossa rotina a Yoga, Preparação Vocal (com o cantor Tiago Landeira) e Preparação Corporal (com a bailarina Ana Cláudia Viana). Neste ponto, cabe um esclarecimento que tem uma função política: chamar a atenção para o fato de que estes profissionais que nos acompanham não são remunerados, pelo simples fato de que não temos recursos suficiente para pagá-los. Trabalhamos, então, nos apoiando mutuamente. O que, obviamente, não é o ideal. Por isso é tão importante a luta por mais verba para a cultura, para podermos investir, pagar todos os profissionais envolvidos no trabalho, etc, etc. E vamos à luta!

Arlindo, Ana Cláudia Viana, Alex e Silbat

Luana, Paulinha, Silbat, Tiago Landeira e Alex





Um comentário:

  1. Parabéns pela palavras e pelo trabalho. Admiro muito essa turma. Se não mostrarmos as pessoas que nossa arte é séria e exige muito treino vão continuar cristalizando falsas idéias e preconceitos.

    ResponderExcluir