Neste final de semana a Bololô Cia. Cênica ruma para o Ceará, para apresentar o espetáculo Retrato do Artista Quando Coisa* no Centro Cultural do Banco Nordeste Cariri, em Juazeiro do Norte. O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2011 e tem direção da Cia. Luna Lunera (Belo Horizonte/MG).
O espetáculo é inspirado na poesia de Manoel de Barros e tem predileção por
transver as coisas abandonadas, tem um olhar para baixo – como o que Manoel
confessou ter. Os objetos que compõem o cenário são trastes encontrados no meio
da rua, ou inutilidades trazidas a titulo de descarte pelos próprios atores ou
por amigos.
É preciso transver o mundo, disse Manoel. O Retrato do Artista Quando Coisa é, então, o resultado de uma série de transvisões e transversões, é o fruto do olhar modificado dos atores pela poesia cheia de deslimites do Manoel, é invenção do olhar que vê de azul. Os atores, assim, com o olhar azulado, cheios de pássaros e atentos mesmo para as coisinhas mais ínfimas, convidam o público a transver: as cenas, os objetos, a eles, a si mesmos, enfim, as coisas. Pois tudo vira coisa, tudo fica passível de transformação, de ser visto de azul, de ser revisto e transvisto.
O espetáculo é, antes de tudo, um convite. Um convite à brincadeira, ao encantamento, à desconstrução das palavras acostumadas, à linguagem dos pássaros e das pedras, ao deslimite. Vamos, Cariri! :)
QUANDO: 10, 11 e 12 de abril
QUE HORAS: 19h30
ONDE: Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (Juazeiro do Norte, CE).
*Classificação Indicativa: 18 anos.
*Classificação Indicativa: 18 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário